sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sempre pra frente.


... E entender que há sempre uma força que nos move.

Uns são movidos pelo medo, que são os mais comuns, os seres humanos de carne e osso, do dia-a-dia; são aqueles personagens sem rosto que você vê nas ruas.

Uns são movidos pela coragem, aqueles que são dado a heróis. Aqueles que morrem cedo. Morrem cedo na carne, mas morrem mais cedo na vida das pessoas. Dos heróis, só restarão as lembranças, ou os fantasmas. Dos heróis, tive as histórias, não a bravura desmedida.

Existem aqueles que são movidos pela esperança, e desses eu não sei se tenho inveja ou pena. Tudo depende da causa por que esperam. Alguns esperam o que nunca virá, e desses eu tenho pena, porque são loucos. Outros esperam um futuro melhor, e desses eu tenho inveja, porque também são loucos.

E, ainda, há quem se mova por amor. Nobre raça. São os que mais se entregam ao incerto. Os que se movem por amor já foram movidos pelo medo, pela coragem e pela esperança e, de repente, desconhecem a razão de se mover.

... E entender que há sempre uma força que nos move.

Seja qual for a força, ela é mais forte que nós. A força nos move, e não o contrário. Então, por que lutar? Ou então, se você tem um poder tão grande que te movimenta, por que não tentar?

Pois vá, e tente. Talvez você não consiga o que queria, mas você certamente conseguirá algo muito melhor: a sensação de levantar a cabeça, reconhecer que fez o possível, e nada adiantou. Parece estranho, mas essa é uma sensação boa. É a sensação de se isentar de toda a culpa.

Ao menos, você se moveu. Ao menos, você esgotou as possibilidades. Se deu certo, ótimo. Se não deu certo, quem disse que aquilo era o certo?

Não era o certo. Você precisa de duas coisas: entender que você deu o seu melhor...

... E entender que há sempre uma força que nos move...

Nenhum comentário: